Neuroendoscopia

Conheça mais sobre neuroendoscopia

Você sabe o que é neuroendoscopia?

Neuroendoscopia é um procedimento realizado em centro cirúrgico pelo neurocirurgião. Neste tipo de cirurgia é realizada uma pequena perfuração no crânio (trepanação), e por ela introduz-se um aparelho no cérebro, o neuroendoscópio, de maneira segura e minimamente invasiva até chegar aos ventrículos cerebrais, que são cavidades existentes no centro do cérebro cheias de líquido (líquor). O neuroendoscópio possui iluminação própria e uma câmera acoplada que transmite a imagem por um sistema óptico em tempo real para um monitor instalado na sala de cirurgia, através do qual o neurocirurgião se guia para operar com precisão.

Que cirurgias podem ser realizadas com neuroendoscopia?

A indicação mais comum para o uso de neuroendoscopia cerebral é o tratamento de hidrocefalias, sobretudo as obstrutivas e septadas. Nas hidrocefalias obstrutivas a cirurgia mais comumente realizada, a terceiroventriculostomia endoscópica, permite o tratamento efetivo da hidrocefalia sem a necessidade de colocação de válvulas de hidrocefalia (derivações ventriculares). A idéiabásica é realizar uma passagem alternativa para a circulação do líquor que está obstruída em algum ponto.

Com avanço dos aparelhos de neuroendoscopia, das imagens e do treinamento dos neurocirurgiões, hoje outras doenças também podem ser tratadas desta forma. A remoção de cistos dentro dos ventrículos cerebrais e tratamento de cistos de aracnóide são outras indicações comuns atualmente para cirurgias neuroendoscópicas. Também é possível realizar biópsia de vários tumores, ou ainda, retirá-los dependendo de seu tamanho e localização.

Todas as hidrocefalias e cistos podem ser tratadas com neuroendoscopia?

Não. O neurocirurgião qualificado para o uso desta técnica deve avaliar cada caso e decidir se ele pode ou não ser tratado com neuroendoscopia.

Por que a neuroendoscopia é considerada uma técnica minimamente invasiva?

A cirurgia por neuroendoscopia é realizada com um pequeno corte. Em geral são cirurgias mais rápidas do que as tradicionais alternativas abertas. Uma terceiroventriculostomia endoscópica por exemplo pode levar cerca de 40 minutos. Quanto menor o tempo de cirurgia menos tempo o paciente é submetido ao estresse anestésico, menor o risco de complicações e costuma ser menor a permanência pós-operatória no hospital.

Como é realizada a cirurgia de neuroendoscopia? Pode ser feita em crianças e adultos?

É realizada sob anestesia geral, dentro do centro cirúrgico. Pode durar poucos minutos até algumas horas.

A idade não é um fator importante para decidir sobre o uso desta técnica. Existem neuroendoscópiosadultos e pediátricos (menores e mais finos). Hoje em dia somos capazes de realizar neuroendoscopiasdesde recém-nascidos prematuros de 1kg até em adultos e idosos.

Quais os maiores riscos de uma cirurgia de neuroendoscopia?

Como em toda neurocirurgia há risco de sangramento e infecções (meningite ou ventriculite). Em crianças pequenas, pode ocorrer, embora raramente, hipotermia e distúrbios nos eletrólitos do sangue, devido a irrigação contínua do cérebro que ocorre durante o procedimento. Lesões neurológicas (sequelas neurológicas) podem acontecer, e são mais comuns em casos complexos ou com graves distorções da anatomia normal, como ocorre em tumores e malformações cerebrais.  Para dar mais segurança a estes casos complexos, o neuroendoscópio pode ser acoplado e guiado por neuronavegação (um tipo de “gps” para o cérebro).

Todo neurocirurgião pode realizar uma neuroendoscopia?

Sim, basta ter tido treinamento nesta técnica cirúrgica. A neuroendoscopia não é uma especialidade, é um tipo de procedimento neurocirúrgico. Existem vários tipos de doenças que podem hoje ser tratadas por neuroendoscopia e de diversas complexidades. Quanto maior foi a prática e a experiência do neurocirurgião, mais complexos são os procedimentos endoscópicos que ele realiza.